Rotina da semana de 22/06 até 26/06.


Rotina da semana de 22/06 até  26/06.


Dia 22/06 – segunda-feira

Português 

Ler e escrever

Projeto confabulando com fábulas – Atividade 3 B -  Produzindo uma fábula (pág. 190).

Atenção: Assista ao vídeo e depois faça a reescrita da fábula.



Para produzir a fábula siga os critérios abaixo:
  • Mantenha os personagens apresentados no vídeo;
  • Coloque a fala dos personagens;
  • Preste atenção para que as palavras não se repitam muitas vezes.
  • Coloque a pontuação correta;
  • Mantenha a moral.
Obs.: A fábula deve ser reescrita no caderno de português.Após a reescrita preencha a tabela da página 190 do Ler e Escrever.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP08) Utilizar recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade ,(EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor(a), conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero,(EF15LP05C) Produzir textos de diferentes gêneros textuais, considerando a situação comunicativa e(EF15LP06) Reler e revisar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, o texto produzido, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções em relação a aspectos discursivos (relacionados ao gênero) e aspectos linguístico- discursivos (relacionados à língua).

Ciências Humanas e da Natureza 

Diversidade regional.

  • Leitura e interpretação do texto “Região Sudeste”.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil, (EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos e (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

Dia 23/06 - terça-feira

Matemática 

EMAI


Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as atividades.


  •  EMAI – Atividade 9.1 Medidas de massa – quilograma e grama (págs.54).
  • EMAI – Atividade 9.2 Leitura e interpretação de tabela utilizando quilograma e grama (págs.55 e 56).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos e (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Português 


Ler e escrever

  • Sequência didática Produção e destino do lixo – Atividade 3A – Definindo os grupos e os subtemas de pesquisa.  (pág.204).
  • Atividade 3B – Buscando novas fontes de informação para pesquisa.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica, resumos, mapas conceituais, você sabia quê? Entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional, o estilo e a finalidade do gênero, (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica, resumos, mapas conceituais, você sabia quê? Entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional, o estilo e a finalidade do gênero e (EF15LP05B) Pesquisar, em meios impressos e/ou digitais, informações necessárias à produção do texto, organizando os dados e as fontes pesquisadas em tópicos.

Dia 24/06 - quarta-feira

Português

Ler e escrever

  • Sequência de ortografia – Atividade 2A – Leitura reflexiva do texto “A bruxa e o caldeirão” – O uso do U no final dos verbos (págs.139, 140 e 141).
Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as atividades.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF03LP02A) Grafar corretamente palavras com correspondências regulares morfológico- gramaticais – U/L de verbos, AM e ÃO.

Matemática 

EMAI
  • EMAI – Atividade 9.3 Análise e interpretação de tabela e gráfico utilizando medidas de massa (pág. 57).
Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as atividades.

  • EMAI – Atividade 9.4 Construção de tabela e análise de gráfico (pág. 58 e 59).
  • EMAI – Atividade 9.5 Construção de gráfico (pág. 59).


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise e (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Dia 25/06 - quinta-feira 

Matemática 

EMAI

Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as atividades.

  • EMAI – Atividade 9.6 Probabilidade (pág. 60).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em situações-problema simples.

Livro didático (Vem Voar)

Ampliação e redução de figuras:

  • Páginas: 36 e 37.
Observação: Se você já realizou a atividade, aguarde! Pois nem todos os colegas conseguiram pegar antes das férias. Vamos aguardar até que todos estejam juntos.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido.
       
Português
Ler e escrever

  • Projeto didático - Lendo e compreendendo textos dramáticos- Atividade 1 C – Comparando textos narrativos e teatrais (pág.170).
Atenção: Os textos abaixo são somente para leitura e comparação da versão narrada e teatral. O vídeo com a leitura foi apresentada na aula anterior. Após a leitura dos textos preencha a tabela da página 170 do Ler e Escrever.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP27A) Ler e compreender diferentes textos dramáticos, identificando marcadores de falas das personagens e de cena.

Dia 26/06 – sexta-feira

Português 
Ler e escrever

  • Sequência didática – Poemas Concretos - Atividade 1C – Escrevendo um poema concreto (pág.169).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP25A)  Planejar e produzir poemas concretos (visuais) – digitais ou impressos - atentando-se para a estrutura composicional do texto (distribuição/desenho do texto na página), rimas, ritmo e melodia, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero. e melodia.

Atividade de português entregue junto com o material (copie e responda as perguntas em seu caderno de português).
·         “Televisão”.
Observação: Se você já realizou a atividade, aguarde! Pois nem todos os colegas conseguiram pegar antes das férias. Vamos aguardar até que todos estejam juntos.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP03) Identificar  a  ideia  central  de  textos  de  diferentes  gêneros  (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF35LP06) Compreender as relações coesivas estabelecidas entre as partes de um texto,  identificando   substituições   lexicais   (de   substantivos   por   sinônimos)   ou pronominais   (uso   de   pronomes   pessoais,   possessivos,   demonstrativos),   que contribuem para a continuidade do texto.

Matemática 
Livro didático (Vem Voar)

Cálculo mental:
  • Páginas: 38 e 39.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
           
      Operação com dinheiro:

  • Páginas: 40 e 41.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. (EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolva compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Observação: Se você já realizou a atividade, aguarde! Pois nem todos os colegas conseguiram pegar antes das férias. Vamos aguardar até que todos estejam juntos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotina da semana de 17/08 até 21/08.

Rotina da semana de 18/05 até 22/05.

Correção das atividades da semana de 13/07 até 17/07.