Rotina da semana de 22/06 até 26/06.
Rotina da semana de 22/06 até 26/06.
Dia 22/06 – segunda-feira
Português
Ler e escrever
Projeto
confabulando com fábulas – Atividade 3 B -
Produzindo uma fábula (pág. 190).
Atenção: Assista ao vídeo e depois faça a reescrita da fábula.
Para produzir a fábula siga os critérios abaixo:
Atenção: Assista ao vídeo e depois faça a reescrita da fábula.
Para produzir a fábula siga os critérios abaixo:
- Mantenha os personagens apresentados no vídeo;
- Coloque a fala dos personagens;
- Preste atenção para que as palavras não se repitam muitas vezes.
- Coloque a pontuação correta;
- Mantenha a moral.
Obs.: A fábula deve ser reescrita no caderno de português.Após a reescrita preencha a tabela da página 190 do Ler e Escrever.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP08) Utilizar recursos de
referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e
demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão
pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo,
causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de
informatividade ,(EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda
do professor(a), conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem,
para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto
(impresso/digital) e as características do gênero,(EF15LP05C) Produzir textos
de diferentes gêneros textuais, considerando a situação comunicativa e(EF15LP06)
Reler e revisar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, o texto
produzido, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções em relação a
aspectos discursivos (relacionados ao gênero) e aspectos linguístico-
discursivos (relacionados à língua).
Ciências Humanas e da Natureza
Diversidade regional.
- Leitura e interpretação do texto “Região Sudeste”.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e consumo de
diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima
em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu
município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil, (EF04GE10)
Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas
características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre
outros elementos e (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a
intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
Dia 23/06 - terça-feira
Matemática
EMAI
Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as atividades.
- EMAI – Atividade 9.1 Medidas de massa – quilograma e grama (págs.54).
- EMAI – Atividade 9.2 Leitura e interpretação de tabela utilizando quilograma e grama (págs.55 e 56).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar
comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades
de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos e (EF04MA27)
Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada
e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas
do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
Português
Ler e escrever
- Sequência didática Produção e destino do lixo – Atividade 3A – Definindo os grupos e os subtemas de pesquisa. (pág.204).
- Atividade 3B – Buscando novas fontes de informação para pesquisa.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade
trabalhada (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação
científica, resumos, mapas conceituais, você sabia quê? Entre outros textos do
campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa,
o tema/assunto, a estrutura composicional, o estilo e a finalidade do gênero, (EF04LP19)
Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica, resumos, mapas
conceituais, você sabia quê? Entre outros textos do campo das práticas de estudo
e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional,
o estilo e a finalidade do gênero e (EF15LP05B) Pesquisar, em meios impressos
e/ou digitais, informações necessárias à produção do texto, organizando os
dados e as fontes pesquisadas em tópicos.
Dia 24/06 - quarta-feira
Português
Ler e escrever
- Sequência de ortografia – Atividade 2A – Leitura reflexiva do texto “A bruxa e o caldeirão” – O uso do U no final dos verbos (págs.139, 140 e 141).
Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as atividades.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF03LP02A) Grafar corretamente
palavras com correspondências regulares morfológico- gramaticais – U/L de
verbos, AM e ÃO.
Matemática
EMAI
- EMAI – Atividade 9.3 Análise e interpretação de tabela e gráfico utilizando medidas de massa (pág. 57).
- EMAI – Atividade 9.4 Construção de tabela e análise de gráfico (pág. 58 e 59).
- EMAI – Atividade 9.5 Construção de gráfico (pág. 59).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA27) Ler, interpretar e
analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em
gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas
do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise e (EF04MA28)
Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados
coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e
sem uso de tecnologias digitais.
Dia 25/06 - quinta-feira
Matemática
EMAI
Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as atividades.
Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as atividades.
- EMAI – Atividade 9.6 Probabilidade (pág. 60).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA26) Identificar, entre
eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência,
reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar
frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em
situações-problema simples.
Livro didático (Vem Voar)
Ampliação e redução de figuras:
- Páginas: 36 e 37.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de
objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas,
planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de
direção e sentido.
Português
Ler e escrever
- Projeto didático - Lendo e compreendendo textos dramáticos- Atividade 1 C – Comparando textos narrativos e teatrais (pág.170).
Atenção: Os textos abaixo são somente para leitura e comparação da versão narrada e teatral. O vídeo com a leitura foi apresentada na aula anterior. Após a leitura dos textos preencha a tabela da página 170 do Ler e Escrever.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP27A) Ler e compreender diferentes textos dramáticos, identificando
marcadores de falas das personagens e de cena.
Dia 26/06 – sexta-feira
Português
Ler e escrever
- Sequência didática – Poemas Concretos - Atividade 1C – Escrevendo um poema concreto (pág.169).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP25A) Planejar e produzir
poemas concretos (visuais) – digitais ou impressos - atentando-se para a
estrutura composicional do texto (distribuição/desenho do texto na página),
rimas, ritmo e melodia, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a
estrutura composicional e o estilo do gênero. e melodia.
Atividade
de português entregue junto com o material (copie e responda as perguntas em
seu caderno de português).
·
“Televisão”.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF35LP06) Compreender as relações coesivas estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.
Matemática
Livro didático (Vem Voar)
Cálculo mental:
- Páginas: 38 e 39.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais
envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo
mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do
resultado. (EF04MA05)
Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Operação
com dinheiro:
- Páginas: 40 e 41.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA03) Resolver e elaborar
situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração,
utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de
fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. (EF04MA04B) Utilizar as
relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para
ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. (EF04MA05) Utilizar as
propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. (EF04MA25)
Resolver e elaborar situações-problema que envolva compra e venda e formas de
pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo
ético, consciente e responsável.
Comentários
Postar um comentário