Rotina da semana de 15/06 até 19/06.


Rotina da semana de 15/06 até 19/06.

Dia 15/06 – segunda-feira

Português 

 Ler e escrever

  • Projeto confabulando com fábulas – Atividade 3 A -  Analisando o início de uma fábula (pág.189 e 190).

Atenção: Assista a vídeo aula para realizar a atividade.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP22) Reconhecer o uso de diálogos em textos do campo artístico-literário (contos, crônicas, fábulas), observando os efeitos de sentido de verbos de dizer (disse, falou, perguntou) e de variedades linguísticas no discurso direto (fala dos personagens). (EF35LP08) Utilizar recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

Ciências Humanas e da Natureza 

Diversidade regional.

  • Leitura e interpretação da música “Aquarela brasileira”



Atenção: Assista a vídeo aula antes de realizar a atividade a seguir.


  • Texto “As grandes regiões”.




Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência, (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil e (EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.

Dia 16/06 - terça-feira

Matemática 

EMAI

Atenção: Assista ao vídeo para ficar por dentro do assunto trabalhado em aula.


·         EMAI – Atividade 8.1 Medidas (págs.48).

·         Faremos uma atividade para substituir a atividade do EMAI 8.2 (não realize o EMAI 8.2).

Atenção: A atividade a seguir deve ser realizada no caderno.



·         EMAI – Atividade 8.3 Medidas de comprimento (pág. 50). Obs. Não realizar o exercício 3.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.

Apostila Aprender Sempre (enviada pelo governo) – Atividade 3 -  Medindo comprimentos I

Português 

Ler e escrever

  • Sequência didática Produção e destino do lixo – Atividade 2D – Leitura de texto (págs.202 e 203).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica, resumos, mapas conceituais, você sabia quê? entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional, o estilo e a finalidade do gênero.

Dia 17/06 - quarta-feira

Português 
Ler e escrever

  • Sequência de ortografia – Atividade 1F – Usando o R (págs.138).


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF03LP01) – Grafar corretamente palavras com correspondências regulares contextuais – R/RR, M (P/B), C/Q, G/GU, O/U – E/I final em oxítonas.

  • Projeto didático - Lendo e compreendendo textos dramáticos- Atividade 1A – Apresentando o projeto.

 Observe a tabela abaixo para conhecer o projeto. 









Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP27A) - Ler e compreender diferentes textos dramáticos, identificando marcadores de falas das personagens e de cena.



Atividade 1B – Conhecendo texto teatral.

Atenção: Assista a leitura dramática realizada no vídeo a seguir.


Agora copie a ficha informativa abaixo em seu caderno de português.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) -Habilidade trabalhada (EF15LP01) - Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa e (EF04LP27A) - Ler e compreender diferentes textos dramáticos, identificando marcadores de falas das personagens e de cena.

Matemática 

EMAI

·         EMAI – Atividade 8.4 Centímetros (pág. 51).

·         EMAI – Atividade 8.5 Leitura e interpretação de tabela – medidas de comprimento e de tempo (pág. 52).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos e  (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Dia 18/06 - quinta-feira

Matemática 
Livro didático (Vem Voar)


Organizando dados por faixa etária:

·         Páginas: 22 e 23.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou
arredondamento do resultado e (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
       
Formas, símbolos e cenas:

·         Páginas: 26 e 27.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos. (EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.

Observação: Se você já realizou a atividade, aguarde! Pois nem todos os colegas conseguiram pegar antes das férias. Vamos aguardar até que todos estejam juntos.

Português 

Leitura e interpretação de notícia:

“Quem inventou o Bob Esponja?”

Atenção: Leia o texto depois copie as questões e responda em seu caderno de português.



Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais e (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.

Dia 19/06 – sexta-feira

Português

Ler e escrever

  • Sequência didática – Poemas Concretos - Atividade 1B - Conhecendo outros poemas (pág.168).

Atividade de português entregue junto com o material (copie e responda as perguntas em seu caderno de português).
·      
   “Quem é quem dentro da boca”.
Observação: Se você já realizou a atividade, aguarde! Pois nem todos os colegas conseguiram pegar antes das férias. Vamos aguardar até que todos estejam juntos.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando recursos sonoros como rimas, aliterações, sons, jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais. (EF35LP31) Compreender efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos, sonoros e de metáforas, na leitura de textos poéticos. (EF04LP26) Ler e compreender poemas concretos (visuais) – digitais ou impressos - observando a estrutura composicional do texto (distribuição/desenho do texto na página), rimas, ritmo e melodia e seus efeitos de sentido.

Matemática 

Livro didático (Vem Voar)

Decomposição e escrita por extenso:

·         Páginas: 28 e 29.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três ordens, observando as regularidades do sistema de numeração decimal, (EF04MA01B) Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as regras do sistema de numeração decimal,
para leitura, escrita comparação e ordenação no contexto diário e
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por múltiplos de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
           
            Minutos e segundos:

·         Páginas: 34 e 35.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos e (EF04MA22) Ler, reconhecer e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração, realizando conversões simples e resolvendo problemas utilizando unidades de tempo.

Observação: Se você já realizou a atividade, aguarde! Pois nem todos os colegas conseguiram pegar antes das férias. Vamos aguardar até que todos estejam juntos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotina da semana de 17/08 até 21/08.

Rotina da semana de 18/05 até 22/05.

Correção das atividades da semana de 13/07 até 17/07.