Rotina da semana de 15/06 até 19/06.
Rotina da semana de 15/06 até 19/06.
Dia 15/06 – segunda-feira
Português
Ler e escrever
- Projeto confabulando com fábulas – Atividade 3 A - Analisando o início de uma fábula (pág.189 e 190).
Atenção: Assista a vídeo aula para realizar a atividade.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP22) Reconhecer o uso de
diálogos em textos do campo artístico-literário (contos, crônicas, fábulas),
observando os efeitos de sentido de verbos de dizer (disse, falou, perguntou) e
de variedades linguísticas no discurso direto (fala dos personagens). (EF35LP08)
Utilizar recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais,
possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão
pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo,
causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de
informatividade.
Ciências Humanas e da Natureza
Diversidade regional.
- Leitura e interpretação da música “Aquarela brasileira”
Atenção: Assista a vídeo aula antes de realizar a atividade a seguir.
- Texto “As grandes regiões”.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais
nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas
fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência, (EF04GE08)
Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos,
reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e
alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São
Paulo e em outras regiões do Brasil e (EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos
variados de mapas, identificando suas características, elaboradores,
finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.
Dia 16/06 - terça-feira
Matemática
EMAI
Atenção: Assista ao vídeo para ficar por dentro do assunto trabalhado em aula.
·
EMAI
– Atividade 8.1 Medidas (págs.48).
·
Faremos
uma atividade para substituir a atividade do EMAI 8.2 (não realize o EMAI 8.2).
·
EMAI
– Atividade 8.3 Medidas de comprimento (pág. 50). Obs.
Não realizar o exercício 3.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar
comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades
de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.
Apostila Aprender Sempre (enviada pelo governo) – Atividade 3 - Medindo comprimentos I
Português
Ler e escrever
- Sequência
didática Produção e destino do lixo – Atividade 2D – Leitura de texto (págs.202 e 203).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade
trabalhada (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação
científica, resumos, mapas conceituais, você sabia quê? entre outros textos do
campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa,
o tema/assunto, a estrutura composicional, o estilo e a finalidade do gênero.
Dia 17/06 - quarta-feira
Português
Ler e escrever
- Sequência de ortografia – Atividade 1F – Usando o R (págs.138).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF03LP01) – Grafar corretamente
palavras com correspondências regulares contextuais – R/RR, M (P/B), C/Q, G/GU,
O/U – E/I final em oxítonas.
- Projeto didático - Lendo e compreendendo textos dramáticos- Atividade 1A – Apresentando o projeto.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP27A) - Ler e compreender
diferentes textos dramáticos, identificando marcadores de falas das personagens
e de cena.
Atividade
1B – Conhecendo texto teatral.
Atenção: Assista a leitura dramática realizada no vídeo a seguir.
Agora copie a ficha informativa abaixo em seu caderno de português.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) -Habilidade trabalhada (EF15LP01) - Compreender a função
social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa
cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes
mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa e (EF04LP27A)
- Ler e compreender diferentes textos dramáticos, identificando marcadores de falas
das personagens e de cena.Matemática
EMAI
·
EMAI
– Atividade 8.4 Centímetros (pág. 51).
·
EMAI
– Atividade 8.5 Leitura e interpretação de tabela – medidas de comprimento e de
tempo (pág. 52).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar
comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades
de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos e (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados
apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou
pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e
produzir texto com a síntese de sua análise.
Dia 18/06 - quinta-feira
Matemática
Livro didático (Vem Voar)
Organizando dados por faixa etária:
·
Páginas: 22 e 23.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA03) Resolver e elaborar
situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando
estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer
estimativas e/ou
arredondamento do resultado e (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
arredondamento do resultado e (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
Formas, símbolos e cenas:
·
Páginas: 26 e 27.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de
igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se
subtrai um mesmo número a cada um desses termos. (EF04MA15) Determinar o número desconhecido que
torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com
números naturais.
Observação: Se você já realizou a atividade, aguarde! Pois nem todos os colegas conseguiram pegar antes das férias. Vamos aguardar até que todos estejam juntos.
Observação: Se você já realizou a atividade, aguarde! Pois nem todos os colegas conseguiram pegar antes das férias. Vamos aguardar até que todos estejam juntos.
Português
Leitura e interpretação
de notícia:
“Quem inventou o Bob Esponja?”
Atenção: Leia o texto depois copie as questões e responda em seu caderno de português.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos de diferentes
gêneros textuais e (EF15LP01) Compreender a função social de
textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente
(na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa,
de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.
Dia 19/06 – sexta-feira
Português
Ler e escrever
- Sequência didática – Poemas Concretos - Atividade 1B - Conhecendo outros poemas (pág.168).
Atividade
de português entregue junto com o material (copie e responda as perguntas em
seu caderno de português).
·
“Quem é quem dentro da boca”.
Observação: Se você já realizou a atividade, aguarde! Pois nem todos os colegas conseguiram pegar antes das férias. Vamos aguardar até que todos estejam juntos.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando
recursos sonoros como rimas, aliterações, sons, jogos de palavras, imagens
poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais. (EF35LP31)
Compreender efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos, sonoros
e de metáforas, na leitura de textos poéticos. (EF04LP26) Ler e compreender poemas concretos
(visuais) – digitais ou impressos - observando a estrutura composicional do
texto (distribuição/desenho do texto na página), rimas, ritmo e melodia e seus efeitos
de sentido.
Matemática
Livro didático (Vem Voar)
Decomposição e escrita por extenso:
·
Páginas: 28 e 29.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos
três ordens, observando as regularidades do sistema de numeração decimal, (EF04MA01B)
Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as regras do
sistema de numeração decimal,
para leitura, escrita comparação e ordenação no contexto diário e (EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por múltiplos de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
para leitura, escrita comparação e ordenação no contexto diário e (EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por múltiplos de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
Minutos
e segundos:
·
Páginas: 34 e 35.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema
envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais,
organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por
estimativa, cálculo mental e algoritmos e (EF04MA22) Ler, reconhecer e registrar medidas e
intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao
cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma
tarefa e sua duração, realizando conversões simples e resolvendo problemas
utilizando unidades de tempo.
Observação: Se você já realizou a atividade, aguarde! Pois nem todos os colegas conseguiram pegar antes das férias. Vamos aguardar até que todos estejam juntos.
Comentários
Postar um comentário