Rotina da semana de 27/07 até 31/07.
Rotina da semana de 27/07 até 31/07.
Dia 27/07 – segunda-feira
Matemática
Livro didático (Vem Voar)
Mosaicos
e regularidades.
·
Páginas
62, 63, 64 e 65.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA19) Reconhecer simetria de reflexão
em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção
de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e/ou de softwares de geometria. (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo
diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais,
organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa,
cálculo mental e algoritmos. (EF04MA19) Reconhecer simetria de reflexão em
figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de
figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e/ou de softwares de geometria.
Ciências Humanas e da Natureza
- Leitura e interpretação do texto “As migrações na história”.
Atenção: Assista ao vídeo para realizar as atividades.
Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno de CHN.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) – Habilidade (EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência
e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas
culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino americanas,
europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma
delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
(EF04GE02) Descrever processos migratórios internos e externos (europeus,
asiáticos, africanos, latino americanos, entre outros) e suas contribuições
para a formação da sociedade brasileira. (EF04HI01) Reconhecer a história como
resultada da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação
de mudanças e permanências ao longo do tempo.(EF04HI02) Identificar mudanças e
permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história
ocidental (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da
indústria etc.). (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a
natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. (EF04HI05)
Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando
os resultados dessas intervenções. (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos
migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração
nas regiões de destino.
Dia 28/07 - terça-feira
Matemática
Livro didático (Vem Voar)
Multiplicação
por número de 2 algarismos.
·
Páginas
66, 67, 68 e 69.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição,
que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações
por múltiplos de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver
estratégias de cálculo. (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver
estratégias de cálculo. (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo
diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais,
organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa,
cálculo mental e algoritmos. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema
que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o
consumo ético, consciente e responsável.
Ciências Humanas e da Natureza
Cadeias alimentares
- Leitura e interpretação do texto “Cadeias alimentares”.
Atenção: Assista ao vídeo para realizar as atividades.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04CI04) Analisar e construir cadeias
alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas
cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de
alimentos. (EF04CI06) Reconhecer a participação de fungos e bactérias no
processo de decomposição bem como a importância ambiental desse processo.
Português
Ler e escrever
Sequência de
ortografia – Atividade 5D – Conhecendo alguns adjetivos pátrios (págs.156 e 157).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP02) Grafar, corretamente, palavras
com regularidades morfológico-gramaticais: ESA/-OSO (Adjetivos) e - EZA
(Substantivos derivados); L (final de coletivos) e –ICE(substantivos).
Dia 29/07 - quarta-feira
Português
Ler e escrever
Sequência de
ortografia – Atividade 6A – Adjetivos derivados de substantivos (págs.157, 158
e 159).
Atenção: Assista ao vídeo para realizar as
atividades. Não realizar a atividade 6B citada no vídeo.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP02) Grafar, corretamente, palavras
com regularidades morfológico-gramaticais: ESA/-OSO (Adjetivos) e - EZA
(Substantivos derivados); L (final de coletivos) e –ICE(substantivos).
Matemática
EMAI
·
EMAI
– Atividade 14.1 Reconhecer a unidade de medida de capacidade (pág. 86).
·
EMAI
– Atividade 14.2 Situações-problema envolvendo unidades de medida de capacidade
(pág. 87).
·
EMAI
– Atividade 14.3 Unidades de medida de capacidade padronizadas e não
padronizadas, (pág. 88).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e
estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando
unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.
(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes
significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando
estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Dia 30/07 - quinta-feira
Português
Português
Trabalho de português
Atenção: O trabalho será realizado no Google formulário. O link será disponibilizado no grupo da turma e os alunos terão até domingo 02/08 para responder, após a data o questionário será fechado.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF35LP22) Reconhecer o uso de diálogos em textos do campo artístico-literário (contos, crônicas, fábulas), observando os efeitos de sentido de verbos de dizer (disse, falou, perguntou) e de variedades linguísticas no discurso direto (fala dos personagens). (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. (EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário (contos, fábulas, crônicas, entre outros). (EF04LP05A) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos).
Matemática
Trabalho de matemática
Atenção: O trabalho será realizado no Google formulário. O link será disponibilizado no grupo da turma e os alunos terão até domingo 02/08 para responder, após a data o questionário será fechado.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ou arredondamento), cálculo mental e algoritmos. (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, identificando regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides. (EF04MA22) Ler, reconhecer e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração, realizando conversões simples e resolvendo problemas utilizando unidades de tempo (EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável. (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.
Dia 31/07 – sexta-feira
.
Matemática
EMAI
· EMAI – Atividade 14.4 Comparação entre dois gráficos de colunas (págs. 89 e 90).
· EMAI – Atividade 14.5 Análise de uma gráfico de barras (pág. 91).
· EMAI – Atividade 14.6 Eventos aleatórios (pág. 92).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em situações-problema simples.
Português
Ler e escrever
Projeto didático - Lendo e compreendendo textos dramáticos- Atividade 2B – Estudando o texto (pág. 173).
- Para realizar a atividade escolha um personagem do texto “Pluft, o fantasminha” e treine a leitura. Fique atento a entonação, ritmo, marcação do texto e pontuação na hora que estiver realizando a leitura.
Atenção: Faremos a leitura de um trecho do texto em uma aula online.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF15LP12) Atribuir sentido a aspectos não linguísticos (paralinguísticos), observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal e tom de voz.
Comentários
Postar um comentário