Rotina da semana de 27/07 até 31/07.


Rotina da semana de 27/07 até 31/07.

Dia 27/07 – segunda-feira

Matemática 
Livro didático (Vem Voar)

Mosaicos e regularidades.

·         Páginas 62, 63, 64  e 65.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA19) Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e/ou de softwares de geometria. (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA19) Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e/ou de softwares de geometria.

Ciências Humanas e da Natureza 

As migrações na história

  • Leitura e interpretação do texto “As migrações na história”.
Atenção: Assista ao vídeo  para realizar as atividades.


Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno de CHN.






Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade  (EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino americanas, europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. (EF04GE02) Descrever processos migratórios internos e externos (europeus, asiáticos, africanos, latino americanos, entre outros) e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. (EF04HI01) Reconhecer a história como resultada da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história ocidental (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.


Dia 28/07 - terça-feira

Matemática 
Livro didático (Vem Voar)

Multiplicação por número de 2 algarismos.

·         Páginas 66, 67, 68  e 69.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por múltiplos de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo. (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

                             Ciências Humanas e da Natureza 

Cadeias alimentares

  • Leitura e interpretação do texto “Cadeias alimentares”.
Atenção: Assista ao vídeo  para realizar as atividades.


 Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno de CHN.



Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. (EF04CI06) Reconhecer a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição bem como a importância ambiental desse processo.


Português
Ler e escrever

Sequência de ortografia – Atividade 5D – Conhecendo alguns adjetivos pátrios (págs.156 e 157).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP02) Grafar, corretamente, palavras com regularidades morfológico-gramaticais: ESA/-OSO (Adjetivos) e - EZA (Substantivos derivados); L (final de coletivos) e –ICE(substantivos).


Dia 29/07 - quarta-feira

Português 

Ler e escrever  

Sequência de ortografia – Atividade 6A – Adjetivos derivados de substantivos (págs.157, 158 e 159).

Atenção: Assista ao vídeo  para realizar as atividades. Não realizar a atividade  6B citada no vídeo.




Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP02) Grafar, corretamente, palavras com regularidades morfológico-gramaticais: ESA/-OSO (Adjetivos) e - EZA (Substantivos derivados); L (final de coletivos) e –ICE(substantivos).


Matemática 

EMAI

·         EMAI – Atividade 14.1 Reconhecer a unidade de medida de capacidade (pág. 86).

·         EMAI – Atividade 14.2 Situações-problema envolvendo unidades de medida de capacidade (pág. 87).

·         EMAI – Atividade 14.3 Unidades de medida de capacidade padronizadas e não padronizadas, (pág. 88).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos. (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Dia 30/07 - quinta-feira

Português
Trabalho de português

Atenção: O trabalho será realizado no Google formulário. O link será disponibilizado no grupo da turma e os alunos terão até  domingo 02/08 para responder, após a data o questionário será fechado.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP03) Identificar  a  ideia  central  de  textos  de  diferentes  gêneros  (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF35LP22) Reconhecer  o  uso  de  diálogos  em  textos  do  campo  artístico-literário  (contos, crônicas,  fábulas),  observando  os  efeitos  de  sentido  de  verbos  de  dizer  (disse,  falou, perguntou) e de variedades linguísticas no discurso direto (fala dos personagens). (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. (EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário (contos, fábulas, crônicas, entre outros). (EF04LP05A) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos).

Matemática
Trabalho de matemática

Atenção: O trabalho será realizado no Google formulário. O link será disponibilizado no grupo da turma e os alunos terão até  domingo 02/08 para responder, após a data o questionário será fechado.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ou arredondamento), cálculo mental e algoritmos. (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, identificando regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides. (EF04MA22) Ler, reconhecer e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração, realizando conversões simples e resolvendo problemas utilizando unidades de tempo (EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável. (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.



Dia 31/07 – sexta-feira
.
Matemática
EMAI

·         EMAI – Atividade 14.4 Comparação entre dois gráficos de colunas (págs. 89 e 90).

·         EMAI – Atividade 14.5 Análise de uma  gráfico de barras (pág. 91).

·         EMAI – Atividade 14.6 Eventos aleatórios (pág. 92).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em situações-problema simples.

Português
Ler e escrever

Projeto didático - Lendo e compreendendo textos dramáticos- Atividade 2B – Estudando o texto (pág. 173).


  • Para realizar a atividade escolha um personagem do texto “Pluft, o fantasminha” e treine a leitura. Fique atento a entonação, ritmo, marcação do texto e pontuação na hora que estiver realizando a leitura.
Atenção: Faremos a leitura de um trecho do texto em uma aula online.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF15LP12) Atribuir sentido a aspectos não linguísticos (paralinguísticos), observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal e tom de voz.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotina da semana de 17/08 até 21/08.

Rotina da semana de 18/05 até 22/05.

Correção das atividades da semana de 13/07 até 17/07.