Rotina da semana de 06/07 até 10/07.
Rotina da semana de 06/07 até 10/07.
Dia 06/07 – segunda-feira
Português
Ler e escrever
Projeto
confabulando com fábulas – Atividade 4 B Reescrita de fábula (pág. 193).
Atenção: Assista ao vídeo e depois realize a atividade
proposta.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP08) Utilizar recursos de
referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e
demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão
pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo,
causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de
informatividade.(EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a
ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem,
para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto
(impresso/digital) e as características do gênero. (EF15LP05C) Produzir textos
de diferentes gêneros textuais, considerando a situação comunicativa. (EF15LP06)
Reler e revisar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, o
texto produzido, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções em
relação a aspectos discursivos (relacionados ao gênero) e aspectos
linguísticos- discursivos (relacionados à língua).
Ciências Humanas e da Natureza
Diversidade regional.
- Leitura e interpretação dos textos “Região Norte ” e “Região Centro - Oeste”.
Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno de CHN.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade (EF04GE08) Descrever o processo de produção,
circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação
da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de
resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil, (EF04HI05)
Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando
os resultados dessas intervenções. (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos
migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração
nas regiões de destino.
Dia 07/07 - terça-feira
Matemática
EMAI
Atenção: Assista ao vídeo e depois realize a
atividade proposta.
·
EMAI – Atividade 11.1 Poliedros (pág. 66).
Atenção: Assista ao vídeo e depois realize a
atividade proposta.
·
EMAI – Atividade 11.2 Vértices, faces e arestas das pirâmides pág.
67).
Atenção: Assista ao vídeo e depois realize a
atividade proposta.
·
EMAI – Atividade 11.3 Vértices, faces e arestas das pirâmides e dos
prismas pág. 68).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade (EF04GE08) Descrever o processo de produção,
circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação
da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de
resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil, (EF04HI05)
Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando
os resultados dessas intervenções. (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos
migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração
nas regiões de destino. (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização
de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
Português
Ler e escrever
Sequência de
ortografia – Atividade 3A – Banco de palavras (págs. 143,144 e 145).
Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as
atividades.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP12) - Consultar o
dicionário para o esclarecimento de dúvidas sobre a escrita de palavras,
especialmente no caso de irregularidades ortográficas.
Dia 08/07 - quarta-feira
Português
Ler e escrever
Sequência de
ortografia – Atividade 4A – Retomada do texto “ A Bruxa e o caldeirão” –
Reflexão – Formas de representar o som nasal na escrita (pág. 146).
Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as
atividades.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF03LP02A) Grafar corretamente
palavras com correspondências regulares morfológico - gramaticais – U/L de
verbos, AM e ÃO.(EF03LP03A) Grafar corretamente palavras de uso frequente, com
marcas de nasalização
(til, M, N) e dígrafos.
Matemática
EMAI
·
EMAI
– Atividade 11.4 Planificação dos
poliedros (pág. 69).
·
EMAI
– Atividade 11.5 Planificações dos
poliedros (págs. 70 e 71 ).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides
a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos,
estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, identificando
regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e
das pirâmides.
Dia 09/07 - quinta-feira
Português
Hoje
o dia será dedicado a realização da Avaliação de Língua Portuguesa elaborada pela professora da turma.
Atenção: No
dia da prova a professora irá enviar no grupo do WhatsApp o link para que você
tenha acesso a prova.
ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS
Ø
A
prova será realizada no google formulário;
Ø
Oriente
seu filho (a) para que coloque o nome completo e a turma no campo solicitado.
Ø
Estimule-o
(a) para que leia e responda com cuidado e atenção a todas as questões.
Ø
Caso
necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique
resolver por ele (a) as questões propostas.
Ø
De
orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos
enunciados.
Ø
Peça
a ele (a) que leia sozinho (a) os textos, as questões e as alternativas com
atenção
para responder com segurança.
para responder com segurança.
Ø
Oriente-o
(a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
Ø
Antes
de enviar as respostas certifique-se que todas as questões foram respondidas.
Ø O
número de acertos será disponibilizado após o envio
Para conhecimento dos
pais (somente para leitura) - As questões da prova de Língua Portuguesa têm como
objetivo avaliar habilidades referentes à leitura e à produção de texto. Nesses
campos, espera-se que os alunos tenham capacidade de:
·
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema),
demonstrando compreensão global.
·
(EF35LP26) Ler e
compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que
apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos
constituintes das narrativas, tais como
enredo, tempo, espaço,
personagens, narrador e
a construção do discurso indireto e discurso direto.
·
(EF35LP29A) Identificar
cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e foco narrativo, na
leitura de textos do campo artístico-literário (contos, fábulas, crônicas,
entre outros).
·
(EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes
gêneros.
·
(EF35LP22) Reconhecer o
uso de diálogos em textos do campo artístico-literário (contos, crônicas, fábulas),
observando os efeitos
de sentido de
verbos de dizer
(disse, falou, perguntou) e de
variedades linguísticas no discurso direto (fala dos personagens).
·
(EF35LP06) Compreender as relações coesivas estabelecidas entre as
partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por
sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes pessoais, possessivos,
demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.
·
(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como
ortografia, regras básicas de
concordância nominal e
verbal, pontuação (ponto
final, ponto de exclamação, ponto
de interrogação, vírgulas
em enumerações) e
pontuação do discurso direto,
quando for o caso.
Dia 10/07 – sexta-feira
.
Matemática
Atenção: No
dia da prova a professora irá enviar no grupo do WhatsApp o link para que você
tenha acesso a prova.
ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA
Ø
A
prova será realizada no google formulário;
Ø
Oriente
seu filho (a) para que coloque o nome completo e a turma no campo solicitado.
Ø
Estimule-o
(a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
Ø
Caso
necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique
resolver por ele (a) as questões propostas.
Ø
Dê
orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos
enunciados.
Ø
Oriente-o
(a) para que leia pausadamente e com atenção o enunciado.
Ø
Informe
que, para encontrar a resposta, ele (a) pode fazer desenhos, esquemas, contas
ou utilizar diversas estratégias de cálculo, utilizando uma folha de rascunho.
Ø
Oriente-o
(a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
Ø
Antes
de enviar as respostas certifique-se que todas as questões foram respondidas.
ØO
número de acertos será disponibilizado após o envio.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Na Matemática, espera-se que os alunos tenham a capacidade de:
·
(EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como
entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de
cálculo.
·
(EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo
divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de
repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como
cálculo aproximado (estimativa e/ ou arredondamento), cálculo mental e
algoritmos.
·
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas
por múltiplos de um número natural, completando sequências numéricas pela
observação de uma dada regra de formação dessa sequência.
·
(EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e
analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as
representações planas e espaciais, identificando regularidades nas
contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides.
contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides.
·
(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas
e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e
recorrendo a instrumentos.
·
(EF04MA22) Ler, reconhecer e registrar medidas e intervalos de tempo em
horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano, como informar
os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração,
realizando conversões simples e resolvendo problemas utilizando unidades de
tempo.
Ciências Humanas e da Natureza
Atenção: No
dia da prova a professora irá enviar no grupo do WhatsApp o link para que você
tenha acesso a prova.
ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA
AVALIAÇÃO DE CHN
Ø
A
prova será realizada no google formulário;
Ø
Oriente
seu filho (a) para que coloque o nome completo e a turma no campo solicitado.
Ø
Estimule-o
(a) para que leia e responda com cuidado e atenção a todas as questões.
Ø
Caso
necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique
resolver por ele (a) as questões propostas.
Ø
Dê
orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos
enunciados.
Ø
Peça
a ele (a) que leia sozinho (a) os textos, as questões e as alternativas com
atenção
para responder com segurança.
para responder com segurança.
Ø
Oriente-o
(a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
Ø
Antes
de enviar as respostas certifique-se que todas as questões foram respondidas.
Ø O
número de acertos será disponibilizado após o envio
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) – No campo das ciências humanas e da natureza, espera-se que os
alunos tenham a capacidade de:
·
(EF04HI10) Analisar
diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da
sociedade brasileira.
·
(EF04HI06) Identificar as
transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e
mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
·
(EF04GE01) Identificar e
selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da
comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de
outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas entre outros),
valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a
formação da cultura local, regional e brasileira.
·
(EF04GE02) Descrever
processos migratórios internos e externos (europeus, asiáticos, africanos,
latino americanos, entre outros) e suas contribuições para a formação da
sociedade brasileira.
·
(EF04GE10) Reconhecer e
comparar tipos variados de mapas, identificando suas características,
elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.
·
(EF04GE05) Distinguir
unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município,
Unidade da
Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Comentários
Postar um comentário