Rotina da semana de 06/07 até 10/07.


Rotina da semana de 06/07 até 10/07.


Dia 06/07 – segunda-feira

Português 

Ler e escrever

Projeto confabulando com fábulas – Atividade 4 B Reescrita de fábula (pág. 193).

Atenção: Assista ao vídeo e depois realize a atividade proposta.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP08) Utilizar recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.(EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero. (EF15LP05C) Produzir textos de diferentes gêneros textuais, considerando a situação comunicativa. (EF15LP06) Reler e revisar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, o texto produzido, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções em relação a aspectos discursivos (relacionados ao gênero) e aspectos linguísticos- discursivos (relacionados à língua).

Ciências Humanas e da Natureza 

Diversidade regional.


  • Leitura e interpretação dos textos “Região Norte ” e “Região Centro - Oeste”.


Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno de CHN.





Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil, (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.


Dia 07/07 - terça-feira

Matemática  
EMAI


Atenção: Assista ao vídeo e depois realize a atividade proposta.



·         EMAI – Atividade 11.1 Poliedros  (pág. 66).

Atenção: Assista ao vídeo e depois realize a atividade proposta.



·         EMAI – Atividade 11.2  Vértices, faces e arestas das pirâmides pág. 67).

Atenção: Assista ao vídeo e depois realize a atividade proposta.



·         EMAI – Atividade 11.3  Vértices, faces e arestas das pirâmides e dos prismas  pág. 68).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil, (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino. (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.

Português 

Ler e escrever

Sequência de ortografia – Atividade 3A – Banco de palavras (págs. 143,144 e 145).


Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as atividades.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP12) - Consultar o dicionário para o esclarecimento de dúvidas sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de irregularidades ortográficas.

Dia 08/07 - quarta-feira

Português

Ler e escrever

Sequência de ortografia – Atividade 4A – Retomada do texto “ A Bruxa e o caldeirão” – Reflexão – Formas de representar o som nasal na escrita  (pág. 146).

Atenção: Assista a vídeo aula para realizar as atividades.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF03LP02A) Grafar corretamente palavras com correspondências regulares morfológico - gramaticais – U/L de verbos, AM e ÃO.(EF03LP03A) Grafar corretamente palavras de uso frequente, com marcas de nasalização
(til, M, N) e dígrafos.

Matemática

EMAI

·         EMAI – Atividade 11.4  Planificação dos poliedros  (pág. 69).

·         EMAI – Atividade 11.5  Planificações dos poliedros  (págs. 70 e 71 ).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, identificando regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides.

Dia 09/07 - quinta-feira

Português 

Hoje o dia será dedicado a realização da Avaliação de Língua Portuguesa elaborada pela professora da turma.

Atenção: No dia da prova a professora irá enviar no grupo do WhatsApp o link para que você tenha acesso a prova.

ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

Ø  A prova será realizada no google formulário;
Ø  Oriente seu filho (a) para que coloque o nome completo e a turma no campo solicitado.
Ø  Estimule-o (a) para que leia e responda com cuidado e atenção a todas as questões.
Ø  Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
Ø  De orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
Ø  Peça a ele (a) que leia sozinho (a) os textos, as questões e as alternativas com atenção
para responder com segurança.
Ø  Oriente-o (a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
Ø  Antes de enviar as respostas certifique-se que todas as questões foram respondidas.
Ø  O número de acertos será disponibilizado após o envio

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - As questões da prova de Língua Portuguesa têm como objetivo avaliar habilidades referentes à leitura e à produção de texto. Nesses campos, espera-se que os alunos tenham capacidade de:

·         (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
·         (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas,  tais  como  enredo,  tempo,  espaço,  personagens,  narrador  e  a  construção  do discurso indireto e discurso direto.
·         (EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário (contos, fábulas, crônicas, entre outros).
·         (EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
·         (EF35LP22) Reconhecer o uso de diálogos em textos do campo artístico-literário (contos, crônicas,  fábulas),  observando  os  efeitos  de  sentido  de  verbos  de  dizer  (disse,  falou, perguntou) e de variedades linguísticas no discurso direto (fala dos personagens).
·         (EF35LP06) Compreender as relações coesivas estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.
·         (EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras  básicas  de  concordância  nominal  e  verbal,  pontuação  (ponto  final,  ponto  de exclamação,  ponto  de  interrogação,  vírgulas  em  enumerações)  e  pontuação  do discurso direto, quando for o caso.

Dia 10/07 – sexta-feira
.
Matemática 

Hoje dia será dedicada a realização das Avaliações de Matemática e de Ciências Humanas e da Natureza elaboradas pela  professora da turma.

Atenção: No dia da prova a professora irá enviar no grupo do WhatsApp o link para que você tenha acesso a prova.

ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE  MATEMÁTICA

Ø  A prova será realizada no google formulário;
Ø  Oriente seu filho (a) para que coloque o nome completo e a turma no campo solicitado.
Ø  Estimule-o (a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
Ø  Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
Ø  Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
Ø  Oriente-o (a) para que leia pausadamente e com atenção o enunciado.
Ø  Informe que, para encontrar a resposta, ele (a) pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar diversas estratégias de cálculo, utilizando uma folha de rascunho.
Ø  Oriente-o (a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
Ø  Antes de enviar as respostas certifique-se que todas as questões foram respondidas.
ØO número de acertos será disponibilizado após o envio.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Na Matemática, espera-se que os alunos tenham a capacidade de:

·         (EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.
·         (EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ ou arredondamento), cálculo mental e algoritmos.
·         (EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural, completando sequências numéricas pela observação de uma dada regra de formação dessa sequência.
·         (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, identificando regularidades nas
contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides.
·         (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.
·         (EF04MA22) Ler, reconhecer e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração, realizando conversões simples e resolvendo problemas utilizando unidades de tempo.

Ciências Humanas e da Natureza

Atenção: No dia da prova a professora irá enviar no grupo do WhatsApp o link para que você tenha acesso a prova.

ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE CHN

Ø  A prova será realizada no google formulário;
Ø  Oriente seu filho (a) para que coloque o nome completo e a turma no campo solicitado.
Ø  Estimule-o (a) para que leia e responda com cuidado e atenção a todas as questões.
Ø  Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
Ø  Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
Ø  Peça a ele (a) que leia sozinho (a) os textos, as questões e as alternativas com atenção
para responder com segurança.
Ø  Oriente-o (a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
Ø  Antes de enviar as respostas certifique-se que todas as questões foram respondidas.
Ø O número de acertos será disponibilizado após o envio

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – No campo das ciências humanas e da natureza, espera-se que os alunos tenham a capacidade de:

·         (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
·         (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
·         (EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
·         (EF04GE02) Descrever processos migratórios internos e externos (europeus, asiáticos, africanos, latino americanos, entre outros) e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
·         (EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.
·         (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da
Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotina da semana de 17/08 até 21/08.

Rotina da semana de 18/05 até 22/05.

Correção das atividades da semana de 13/07 até 17/07.