Rotina da semana de 25/05 até 29/05.
ROTINA PARA A SEMANA DE 25/05 ATÉ 29/05.
Semana
de avaliação.
Dia 25/05 – segunda-feira
Antecipação do feriado de 09/07.
Dia 26/05 – terça-feira
Português
– Hoje o dia será dedicado a realização
da AAP (avaliação da aprendizagem em processo) de Língua Portuguesa (prova enviada pelo governo e retirada junto com
o material).
Atenção:
Hoje o aluno só deve realizar
as questões de 1 até 16. A produção de texto será realizada posteriormente.
ORIENTAÇÕES
PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AAP – PORTUGUÊS
- Estimule seu filho (a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
- Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
- Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
- Peça a ele (a) que leia sozinho (a) os textos, as questões e as alternativas com atenção
- para responder com segurança.
- Oriente-o (a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta, portanto serão desconsideradas as questões, em que forem assinaladas mais de uma alternativa.
- Lembre-o (a) de preencher os dados solicitados na página de rosto da prova: nome, turma, escola e data.
- O gabarito deve ser preenchido apenas com as questões de múltipla escolha.
- Certifique-se que todas as questões da prova foram respondidas.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - As questões da prova de Língua Portuguesa têm como objetivo avaliar habilidades referentes à leitura e à produção de texto. Nesses campos, espera-se que os alunos tenham capacidade de:
- Localizar informação explícita em texto. (Habilidade de percurso)
- Identificar tema ou assunto principal de um texto. (Habilidade de percurso)
- Identificar mecanismos de substituições lexicais e pronominais. (Habilidade de percurso)
- Identificar a finalidade de um texto. (Habilidade de percurso)
- Inferir o sentido de palavras ou expressões em texto. (Habilidade de percurso)
- Inferir informações implícitas em texto. (Habilidade de percurso)
- Identificar personagens principais em textos do campo artístico-literário.
- Identificar características do comportamento humano representado nas personagens da fábula.
- Inferir informação sobre o tema de um texto de divulgação científica.
- Inferir a moral de uma fábula.
- Reconhecer o efeito de humor de uma HQ.
Dia 27/05 – quarta-feira
Português – Hoje o dia será dedicado a realização da AAP (avaliação da aprendizagem em processo) de Língua Portuguesa/produção de texto (prova enviada pelo governo e retirada junto com o material) e também Avaliação de CHN elaborada pela professora da turma.
Atenção: O aluno deve realizar a produção de texto que está localizada após a questão 16 da prova realizada ontem.
ORIENTAÇÕES
PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AAP – PRODUÇÃO DE TEXTO.
- Estimule seu filho (a) para que produza o texto sozinho.
- Caso necessite de ajuda, explique a comanda da produção textual, sem que isso signifique criar o texto para ele.
- Peça a ele (a) que leia sozinho o texto e caso tenha dúvida faça uma segunda leitura.
- Oriente-o (a) para escrever um final para a história, lembrando que o final inventado precisa combinar com a parte já escrita.
- Ao terminar a produção do texto, solicite que ele (a) faça uma revisão da escrita, tendo um olhar mais detalhado para a ortografia e a pontuação.
- Produzir texto com coerência e coesão textual, utilizando os sinais de pontuação de forma correta e com uma ortografia correta.
Ciências Humanas e da Natureza
Atenção: No
dia da prova a professora irá enviar no grupo do WhatsApp o link para que você
tenha acesso a prova.
ORIENTAÇÕES PARA OS
PAIS APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE CHN
- A prova será realizada no google formulário;
- Oriente seu filho (a) para que coloque o nome completo e a turma no campo solicitado.
- Estimule-o (a) para que leia e responda com cuidado e atenção a todas as questões.
- Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
- Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
- Peça a ele (a) que leia sozinho (a) os textos, as questões e as alternativas com atenção
- para responder com segurança.
- Oriente-o (a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
- Antes de enviar as respostas certifique-se que todas as questões foram respondidas.
- O número de acertos e a correção das questões serão disponibilizados após o envio.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – No campo das ciências humanas e da natureza, espera-se que os alunos tenham a capacidade de:
- (EF04CI09) Analisar e acompanhar as projeções de sombras de prédios, torres, árvores, tendo como referência os pontos cardeais e descrever as mudanças de projeções nas sombras ao longo do dia e meses.
- (EF04GE17*) Identificar os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais como referenciais de orientação espacial, a partir dos lugares de vivência.
- (EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
- (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
- (EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, hidrografia entre outros) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas, discutindo propostas para preservação e conservação de áreas naturais
- (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil.
- (EF04HI01) Reconhecer a história como resultada da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
- (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história ocidental (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
Matemática - Hoje o dia será dedicado a realização da AAP (avaliação da aprendizagem em processo) de Matemática (prova enviada pelo governo e retirada junto com o material).
ORIENTAÇÕES
PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AAP – MATEMÁTICA
- Estimule seu filho (a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
- Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
- Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
- Oriente-o (a) para que leia pausadamente e com atenção o enunciado.
- Informe que, para encontrar a resposta, ele (a) pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar diversas estratégias de cálculo.
- Oriente-o (a) para não apagar os registros produzidos.
- O gabarito deve ser preenchido apenas no final da prova.
- Certifique-se que todas as questões da prova foram respondidas.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Na Matemática, espera-se que os alunos tenham a capacidade de:
- Resolver e elaborar situações problema com números naturais envolvendo adição e subtração.
- Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, utilizando as regras do sistema de numeração decimal.
- Identificar medidas e intervalos de tempo, minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano.
- Ler e interpretar dados apresentados em tabelas simples.
- Resolver problema que envolva a compreensão de medidas de temperatura.
- Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em função dos seus valores.
- Compreende e utiliza medidas convencionais (comprimento, massa, capacidade ou temperatura) para resolver uma dada situação.
- Interpretar a movimentação de um objeto ou pessoa, no espaço, pela análise de esboços ou croquis.
- Completar quadros numéricos ou sequências numéricas apresentadas.
- Resolver problema, compreendendo diferentes significados da adição e da subtração.
Dia 29/05 – sexta-feira
Português – Hoje o
dia será dedicado a realização da Avaliação de Língua Portuguesa elaborada pela professora da turma.
Atenção: No
dia da prova a professora irá enviar no grupo do WhatsApp o link para que você
tenha acesso a prova.
ORIENTAÇÕES
PARA OS PAIS APLICAÇÃO AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS
- A prova será realizada no google formulário;
- Oriente seu filho (a) para que coloque o nome completo e a turma no campo solicitado.
- Estimule-o (a) para que leia e responda com cuidado e atenção a todas as questões.
- Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
- De orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
- Peça a ele (a) que leia sozinho (a) os textos, as questões e as alternativas com atenção
- para responder com segurança.
- Oriente-o (a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
- Antes de enviar as respostas certifique-se que todas as questões foram respondidas.
- O número de acertos e a correção das questões serão disponibilizados após o envio.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - As questões da prova de Língua Portuguesa têm como
objetivo avaliar habilidades referentes à leitura e à produção de texto. Nesses
campos, espera-se que os alunos tenham capacidade de:
- Localizar informação explícita em texto. (Habilidade de percurso)
- Identificar tema ou assunto principal de um texto. (Habilidade de percurso)
- Identificar a finalidade de um texto. (Habilidade de percurso)
- Inferir informações implícitas em texto. (Habilidade de percurso)
- Identificar personagens principais em textos do campo artístico-literário.
- Identificar características do comportamento humano representado nas personagens da fábula.
- Inferir informação sobre o tema de um texto de divulgação científica.
- Inferir a moral de uma fábula.
- Reconhecer o efeito de humor de uma HQ.
- Grafar corretamente palavras com correspondências regulares contextuais – R/RR, M (P/B), C/Q, G/GU, O/U – E/I final em oxítonas.
Matemática - Hoje
dia será dedicado a realização da Avaliação de Matemática elaborada pela professora
da turma.
Atenção: No
dia da prova a professora irá enviar no grupo do WhatsApp o link para que você
tenha acesso a prova.
ORIENTAÇÕES
PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA
- A prova será realizada no google formulário;
- Oriente seu filho (a) para que coloque o nome completo e a turma no campo solicitado.
- Estimule-o (a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
- Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
- Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
- Oriente-o (a) para que leia pausadamente e com atenção o enunciado.
- Informe que, para encontrar a resposta, ele (a) pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar diversas estratégias de cálculo, utilizando uma folha de rascunho.
- Oriente-o (a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
- Antes de enviar as respostas certifique-se que todas as questões foram respondidas.
- O número de acertos e a correção das questões serão disponibilizados após o envio.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Na Matemática,
espera-se que os alunos tenham a capacidade de:
- Resolver e elaborar situações problema com números naturais envolvendo adição e subtração.
- Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, utilizando as regras do sistema de numeração decimal.
- Identificar medidas e intervalos de tempo, minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano.
- Ler e interpretar dados apresentados em tabelas simples.
- Resolver problema que envolva a compreensão de medidas de temperatura.
- Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em função dos seus valores.
- Compreende e utiliza medidas convencionais (comprimento, massa, capacidade ou temperatura) para resolver uma dada situação.
- Resolver problema, compreendendo diferentes significados da adição e da subtração.
- Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.
- Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, identificando regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides.
- Identificar as regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides.
- Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita comparação e ordenação no contexto diário.
- Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
Comentários
Postar um comentário