Rotina da semana de 03/08 até 07/08.
Rotina da semana de 03/08 até 07/08.
Dia 03/08 – segunda-feira
Português
Atividade no caderno
Leitura e interpretação do texto “O dia de ventania”.
Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno utilizando a letra cursiva.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP03) Identificar a ideia central
de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão
global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de
diferentes gêneros. (EF35LP26) Ler e
compreender, com certa autonomia, textos
do campo artístico-literário, que apresentem
diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo,
tempo, espaço, personagens,
narrador e a
construção do discurso indireto e
discurso direto. (EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito
gerador, resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário
(contos, fábulas, crônicas, entre
outros). (EF03LP05) Identificar o número sílabas de palavras, a partir dos textos
lidos, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas
para compreender as regras de acentuação gráfica. (EF04LP05A)
Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações
(ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos).
Ciências Humanas e da Natureza
O Brasil português
Leitura e
interpretação dos textos:
- “O
Brasil português”.
- “Portugueses
no Brasil independente”
- “Precisa-se
de trabalhadores”
Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno de CHN.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) – Habilidade (EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência
e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas
culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino americanas,
europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma
delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e
brasileira. (EF04GE02) Descrever processos migratórios internos e externos
(europeus, asiáticos, africanos, latino americanos, entre outros) e suas
contribuições para a formação da sociedade brasileira. (EF04HI01) Reconhecer a
história como resultada da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na
identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. etc.).(EF04HI09)
Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços
e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
Dia 04/08 - terça-feira
Matemática
Livro didático (Vem Voar)
O
litro e o mililitro.
·
Páginas 154 e 155.
Medidas
de massa e de capacidade
·
Páginas 194 e 195.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos
(incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida
padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.
Ciências Humanas e da Natureza
Cadeias alimentares
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04CI04) Analisar e construir cadeias
alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas
cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de
alimentos.
Português
Ler e escrever
Sequência de
ortografia – Atividade 6B – Jogo dos sete erros (págs.159 e 160).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF03LP02A) Grafar corretamente palavras
com correspondências regulares morfológico- gramaticais – U/L de verbos, AM e
ÃO.(EF03LP03A) Grafar corretamente palavras de uso frequente, com marcas de
nasalização (til, M, N) e dígrafos.(EF03LP01)Grafar corretamente palavras com
correspondências regulares contextuais –R/RR, M (P/B), C/Q, G/GU, O/U – E/I
final em oxítonas (EF04LP01A) Grafar, corretamente palavras com regularidades
contextuais: J, G e mas/mais, mal/mau (EF04LP02) Grafar, corretamente palavras
com regularidades morfológico-gramaticais: -esa/-oso (Adjetivos), -eza (substantivo
derivado): l final de coletivos e –ice (substantivos)
Dia 05/08 - quarta-feira
Português
Ler e escrever
Sequência de
ortografia – Atividade 7A – Releitura com focalização parte 1 (pág. 161).
Atividade
em folha para substituir a atividade em
sala de aula.
Atenção: A tabela da atividade a seguir deve ser feita no caderno de português.
Atenção: A tabela da atividade a seguir deve ser feita no caderno de português.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF03LP01) Grafar corretamente palavras
com correspondências regulares contextuais – R/RR, M (P/B), C/Q, G/GU, O/U –
E/I final em oxítonas.
Matemática
EMAI
·
EMAI
– Atividade 15.1 Situações-problema do Campo Multiplicativo com o significado
de proporcionalidade, (pág.93).
·
EMAI
– Atividade 15.2 Estratégia de cálculo da divisão (pág.94 ).
·
EMAI
– Atividade 15.3 Análise de estratégia de divisão (pág.95 ).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ ou arredondamento), cálculo mental e algoritmos (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.(EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.
Dia 06/08 - quinta-feira
Matemática
EMAI
·
EMAI
– Atividade 15.4 Comparação entre dois procedimentos de divisão (pág.96).
·
EMAI
– Atividade 15.5 Cálculo por estimativa (pág.97).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA07) Resolver
e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois
algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida,
utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ ou arredondamento),
cálculo mental e algoritmos (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e
subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para
ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.(EF04MA04B) Utilizar as
relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para
ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.
Português
Leitura e interpretação da história em quadrinhos.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP06) Compreender as relações coesivas
estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições lexicais
(de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes pessoais,
possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto. (EF04LP06)
Identificar e fazer uso da concordância verbal entre substantivo ou pronome
pessoal e verbo, na leitura e na escrita de textos de diferentes gêneros.
Dia 07/08 – sexta-feira
.
Matemática
Apostila aprender sempre (enviada pelo governo)
Atividade 11
– Resolução de problemas - V
Atividade 12 –
Sistema de numeração decimal – V
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema
envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e
proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por
estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA01A) Ler, escrever
e ordenar números naturais, com pelo menos três ordens, observando as
regularidades do sistema de numeração decimal. (EF04MA01B) Reconhecer números
naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as regras do sistema de numeração
decimal, para leitura, escrita comparação e ordenação no contexto diário.
Ciências Humanas e da Natureza
As cidades e o comércio
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada
(EF04GE02) Descrever processos migratórios internos e externos (europeus,
asiáticos, africanos, latino americanos, entre outros) e suas contribuições
para a formação da sociedade brasileira. (EF04HI01) Reconhecer a história como
resultada da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação
de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF04HI03) Identificar as
transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências
nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na
natureza, avaliando os resultados dessas intervenção (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e
mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. (EF04HI07)
Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e
marítimos para a dinâmica da vida comercial.
Comentários
Postar um comentário