Rotina da semana de 03/08 até 07/08.


Rotina da semana de  03/08 até 07/08.

Dia 03/08 – segunda-feira

Português

Atividade no caderno

Leitura e interpretação do texto “O dia de ventania”. 

Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno utilizando a letra cursiva.





Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF35LP26) Ler e compreender, com certa  autonomia,  textos  do  campo  artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos  constituintes das narrativas,  tais  como  enredo,  tempo,  espaço,  personagens,  narrador  e  a  construção  do discurso indireto e discurso direto. (EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário (contos,  fábulas, crônicas, entre outros). (EF03LP05) Identificar o número sílabas de palavras, a partir dos textos lidos, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas para compreender as regras de acentuação gráfica. (EF04LP05A) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos).

Ciências Humanas e da Natureza 

O Brasil português

Leitura e interpretação dos textos:
  •       “O Brasil português”.
  •     “Portugueses no Brasil independente”
  •     “Precisa-se de trabalhadores”
    Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno de CHN.





Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade  (EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino americanas, europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. (EF04GE02) Descrever processos migratórios internos e externos (europeus, asiáticos, africanos, latino americanos, entre outros) e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. (EF04HI01) Reconhecer a história como resultada da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. etc.).(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.


Dia 04/08 - terça-feira

Matemática
Livro didático (Vem Voar)

O litro e o mililitro.

·         Páginas  154 e 155.

Medidas de massa e de capacidade

·         Páginas  194 e 195.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.

Ciências Humanas e da Natureza

Cadeias alimentares

Leitura e interpretação do texto “ Energia para as cadeias alimentares”.





Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

Português

Ler e escrever

Sequência de ortografia – Atividade 6B – Jogo dos sete erros (págs.159 e 160).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF03LP02A) Grafar corretamente palavras com correspondências regulares morfológico- gramaticais – U/L de verbos, AM e ÃO.(EF03LP03A) Grafar corretamente palavras de uso frequente, com marcas de nasalização (til, M, N) e dígrafos.(EF03LP01)Grafar corretamente palavras com correspondências regulares contextuais –R/RR, M (P/B), C/Q, G/GU, O/U – E/I final em oxítonas (EF04LP01A) Grafar, corretamente palavras com regularidades contextuais: J, G e mas/mais, mal/mau (EF04LP02) Grafar, corretamente palavras com regularidades morfológico-gramaticais: -esa/-oso (Adjetivos), -eza (substantivo derivado): l final de coletivos e –ice (substantivos)

Dia 05/08 - quarta-feira

Português
Ler e escrever

Sequência de ortografia – Atividade 7A – Releitura com focalização parte 1 (pág. 161).

Atividade em folha  para substituir a atividade em sala de aula.

Atenção: A tabela da atividade a seguir deve ser feita no caderno de português.



Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF03LP01) Grafar corretamente palavras com correspondências regulares contextuais – R/RR, M (P/B), C/Q, G/GU, O/U – E/I final em oxítonas.


Matemática 

EMAI


·         EMAI – Atividade 15.1 Situações-problema do Campo Multiplicativo com o significado de proporcionalidade, (pág.93).

·         EMAI – Atividade 15.2 Estratégia de cálculo da divisão (pág.94 ).

·         EMAI – Atividade 15.3 Análise de estratégia de divisão  (pág.95 ).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ ou arredondamento), cálculo mental e algoritmos (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.(EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.

Dia 06/08 - quinta-feira

Matemática
EMAI

·         EMAI – Atividade 15.4 Comparação entre dois procedimentos de divisão (pág.96).

·         EMAI – Atividade 15.5 Cálculo por estimativa  (pág.97).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ ou arredondamento), cálculo mental e algoritmos (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.(EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.


Português

Atividade no caderno



Leitura e interpretação da história em quadrinhos.

Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno de português.





Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP06) Compreender as relações coesivas estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto. (EF04LP06) Identificar e fazer uso da concordância verbal entre substantivo ou pronome pessoal e verbo, na leitura e na escrita de textos de diferentes gêneros.

 


Dia 07/08 – sexta-feira
.
Matemática

Apostila aprender sempre (enviada pelo governo)

Atividade 11 – Resolução de problemas - V

Atividade 12 – Sistema de numeração decimal – V

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três ordens, observando as regularidades do sistema de numeração decimal. (EF04MA01B) Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita comparação e ordenação no contexto diário.


Ciências Humanas e da Natureza  

As cidades e o comércio

Leitura e interpretação do texto “As cidades e o comércio”.





Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04GE02) Descrever processos migratórios internos e externos (europeus, asiáticos, africanos, latino americanos, entre outros) e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. (EF04HI01) Reconhecer a história como resultada da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenção (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotina da semana de 17/08 até 21/08.

Rotina da semana de 18/05 até 22/05.

Correção das atividades da semana de 13/07 até 17/07.