Rotina da semana de 10/08 até 14/08.

Rotina da semana de 10/08 até 14/08.


Dia 10/08 – segunda-feira

Português

Hoje o dia será dedicado a realização da AAP (avaliação da aprendizagem em processo) de Língua Portuguesa (prova enviada pelo governo).

 

ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AAP – PORTUGUÊS

  • Estimule seu filho (a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
  • Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
  • Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
  • Peça a ele (a) que leia sozinho (a) os textos, as questões e as alternativas com atenção para responder com segurança.
  • Oriente-o (a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta, portanto serão desconsideradas as questões, em que forem assinaladas mais de uma alternativa.
  • Lembre-o (a) de preencher os dados solicitados na página de rosto da prova: nome, turma, escola e data.
  • O gabarito deve ser preenchido apenas com as questões de múltipla escolha.
  • Certifique-se que todas as questões da prova foram respondidas.
  • A produção de texto deverá conter no mínimo 12 linhas
  • Aguarde as próximas informações antes de enviar as fotos da avaliação.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - As questões da prova de Língua Portuguesa têm como objetivo avaliar habilidades referentes à leitura e à produção de texto. Nesses campos, espera-se que os alunos tenham capacidade de:

  • Localizar informação explícita em texto. (Habilidade de percurso)
  • Identificar tema ou assunto principal de um texto. (Habilidade de percurso)
  • Identificar mecanismos de substituições lexicais e pronominais. (Habilidade de percurso)
  • Identificar a finalidade de um texto. (Habilidade de percurso)
  • Inferir o sentido de palavras ou expressões em texto. (Habilidade de percurso)
  • Inferir informações implícitas em texto. (Habilidade de percurso)
  • Revisar um texto do ponto de vista da ortografia.
  • Identificar elementos constituintes da narrativa.
  • Produzir texto.

 

Dia 11/08 - terça-feira

Matemática 

Hoje o dia será dedicado a realização da AAP (avaliação da aprendizagem em processo) de Matemática (prova enviada pelo governo).

ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AAP – MATEMÁTICA

  • Estimule seu filho (a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
  • Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
  • Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
  • Oriente-o (a) para que leia pausadamente e com atenção o enunciado.
  • Informe que, para encontrar a resposta, ele (a) pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar diversas estratégias de cálculo.
  • Oriente-o (a) para não apagar os registros produzidos.
  • O gabarito deve ser preenchido apenas no final da prova.
  • Certifique-se que todas as questões da prova foram respondidas. 
  • Aguarde as próximas informações antes de enviar as fotos da avaliação.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Na Matemática, espera-se que os alunos tenham a capacidade de:

  • Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais.
  • Resolver problemas com números naturais envolvendo adição e subtração. 
  • Ler e interpretar dados apresentados em gráficos.
  • Identificar as regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas em prismas e pirâmides.
  • Estimar massa utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais e recorrendo a instrumentos.
  • Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores.
  • Resolver problema que envolva a compreensão de medidas de temperatura.
  • Ler e interpretar dados apresentados em tabelas simples.
  • Completar quadros numéricos ou sequencias numéricas apresentadas.
  • Interpretar a movimentação de um objeto ou pessoa, no espaço, pela análise de esboços ou croquis.
  • Resolver problema, compreendendo diferentes significados da adição e da subtração.


Dia 12/08 - quarta-feira

 Português 

Atividade no caderno

 Leitura e interpretação do texto “Os dois viajantes e o urso”.

Atenção: Copie e responda as perguntas em seu caderno de português.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF35LP26) Ler e compreender, com certa  autonomia,  textos  do  campo  artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos  constituintes das narrativas,  tais  como  enredo,  tempo,  espaço,  personagens,  narrador  e  a  construção  do discurso indireto e discurso direto. (EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário (contos,  fábulas, crônicas, entre outros).

 Matemática 

 EMAI

  •  EMAI – Atividade 16.1 Situações-problema do Campo Multiplicativo (pág.98).

  • EMAI – Atividade 16.2 Apresentação dos nomes dados aos termos de uma divisão (pág.99 ).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ ou arredondamento), cálculo mental e algoritmos (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.(EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.

 Dia 13/08 - quinta-feira

                                     Português 

Ler e escrever

Sequência de ortografia – Atividade 7 B – Releitura com focalização – Parte 2  (págs.161 e 162).

Atividade em folha  para substituir a atividade em sala de aula.

Atenção: A atividade a seguir deve ser realizada no caderno de português, copie e responda as questões.



Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada EF03LP02A – Grafar corretamente palavras com correspondências regulares morfológico-gramaticais – U/L de verbos, AM e ÃO

Ciências Humanas e da Natureza

 Muitos povos, uma terra.

  • Leitura e interpretação do texto “Muitos povos, uma terra”.



 

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade (EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino americanas, europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. (EF04GE02) Descrever processos migratórios internos e externos (europeus, asiáticos, africanos, latino americanos, entre outros) e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino. (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história ocidental (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

 Dia 14/08 – sexta-feira

                                                             Matemática 

EMAI

·         EMAI – Atividade 16.3 Análise de uma malha quadriculada (pág.100). 

·         EMAI – Atividade 16.4 Movimentação em malha quadriculada (pág.101).

·         EMAI – Atividade 16.5 Análise do mapa da cidade de São Paulo (págs.102 e 103).

 

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA07) (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido. (EF04MA16B) Descrever, interpretar e representar a posição ou a movimentação, deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.

                                            Português 

Ler e escrever

 Sequência de ortografia – Atividade 7C – Ditado interativo – uso do u no final  de verbos (pág. 162).

 Atividade em folha  para substituir a atividade em sala de aula.

Atenção: A atividade a seguir deve ser realizada no caderno de português, copie e responda as questões.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada EF03LP02A – Grafar corretamente palavras com correspondências regulares morfológico- gramaticais – U/L de verbos, AM e ÃO

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotina da semana de 17/08 até 21/08.

Rotina da semana de 18/05 até 22/05.

Correção das atividades da semana de 13/07 até 17/07.