Rotina da semana de 14/09 até 18/09.
Rotina da semana de 14/09 até 18/09.
Dia 14/09 – segunda-feira
Matemática
EMAI
- EMAI – Atividade 18.1 Faces dos sólidos geométricos (pág.15).
- EMAI – Atividade 18.2 Polígonos (pág.16 ).
- EMAI – Atividade 18.3 Polígonos em malha pontilhada (pág.17).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada
(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso
de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
Ler e escrever
Atividades habituais - Atividade 1 – Leitura compartilhada de crônica.
Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno de português.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.(EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação aos textos que vai ler (pressuposições antecipadoras do sentido), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra, entre outros elementos. (EF15LP02B) Confirmar (ou não) antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura do gênero textual. (EF15LP03) Localizar informações explicitas em textos de diferentes gêneros textuais.
Dia 15/09 - terça-feira
Português
Ler e escrever
Sequência de Pontuação - Atividade 2 – Leitura compartilhada e discussão sobre usos dos sinais de pontuação.
Atenção
: Copie e responda as questões a seguir em seu caderno de português.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada
(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como
ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto
final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e
pontuação do discurso direto, quando for o caso. (EF04LP05A) Compreender os
efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações (ponto final, de
interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos). (EF04LP05B)
Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso da vírgula em enumerações
e na separação de vocativo e aposto.
Livro didático (Vem Voar)
Polígonos
- Páginas 104, 105, 106 e 107.
A superfície de prismas e de pirâmides
- Páginas 198
e 199.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides
a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos,
estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais,
identificando regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso
dos prismas e das pirâmides.
Dia 16/09 - quarta-feira
Ciências Humanas e da Natureza
Dia 17/09 - quinta-feira
Português
Ler e escrever
Sequência
didática – Lendo e escrevendo cartas de reclamação - Atividade 2 A – Análise e
leitura coletiva da carta de reclamação (pág. 167).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero. (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. (EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos. (EF15LP02B) Confirmar (ou não) antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura do gênero textual.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).
Matemática – EMAI
- EMAI – Atividade 18.4 Lados e vértices dos polígonos (pág.18).
- EMAI – Atividade 18.5 Propriedades do polígono e ângulo (pág.19 e 20 ).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
Dia 18/09 – sexta-feira
Matemática
Livro didático (Vem Voar)
Ideias de ângulo
- Páginas 86 e 87.
Rever ideias
- Páginas 110 e 111.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não
retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de
geometria. EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema
envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais,
organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa,
cálculo mental e algoritmos. (EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema
de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os
significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias
diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ou arredondamento), cálculo
mental e algoritmos. (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas
planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações
planas e espaciais, identificando regularidades nas contagens de faces,
vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides. (EF04MA20) Medir e
estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando
unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.
Português
Ler e escrever
Projeto didático: Jornal - Atividade 2A – Explorando os cadernos do jornal (págs. 139 e 140).
Atenção: Para realizar a atividade o aluno deverá pesquisar em jornais on-line.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF15LP01) Compreender
a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais
participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em
diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação
comunicativa. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos de
diferentes gêneros textuais. (EF15LP04) Compreender, na leitura de textos
multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
expressivos gráfico-visuais. (EF15LP18) Relacionar texto verbal a ilustrações e
outros recursos gráficos.
Comentários
Postar um comentário