Rotina da semana de 21/09 até 25/09.
Rotina da semana de 21/09 até 25/09.
Dia 21/09 – segunda-feira
Matemática
EMAI
Atenção: Observe o folheto a seguir para responder a atividade 19.1 do EMAI.
- EMAI – Atividade 19.1 Cédulas do Real (pág.21).
- EMAI – Atividade 19.2 Moedas (pág.22).
- EMAI – Atividade 19.3 Análise de preços (pág.23).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
Português
Ler e escrever
Projeto didático: Jornal - Atividade 2B– Explorando diferentes gêneros textuais do jornal (págs. 140 e 141).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP15) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.
Dia 22/09 - terça-feira
Português
Ler e escrever
Sequência de Pontuação - Atividade 3 – Pontuar um texto (em que a pontuação dos diálogos foi omitida), (págs. 136 e 137)
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - (EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos
e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e
verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação,
vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (EF04LP05A)Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações
(ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos).
(EF04LP05B) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso da vírgula em enumerações
e na separação de vocativo e aposto.
Matemática
EMAI
- EMAI – Atividade 19.4 Análise de um folheto de supermercado (pág.24).
- EMAI – Atividade 19.5 Situação-problema envolvendo sistema monetário (pág.25).
Dia 23/09 - quarta-feira
Ciências Humanas e da Natureza
Hoje o dia será dedicado a realização da Avaliação bimestral de Ciências Humanas e da natureza.
ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS
APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE CHN
- Estimule seu filho (a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
- Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
- Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
- Peça a ele (a) que leia sozinho (a) os textos, as questões e as alternativas com atenção para responder com segurança.
- Oriente-o (a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
- Certifique-se que todas as questões da prova foram respondidas.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos da sociedade. (EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional). (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil. (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. (EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos. (EF04CI011A) Explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua e associá-los a períodos regulares de marcação do tempo na vida humana. EF04CI011B) Reconhecer a referência do movimento do Sol, da Terra e da Lua na construção de diferentes calendários em diversas culturas.
Dia 24/09 - quinta-feira
Português
Hoje o dia será
dedicado a realização da Avaliação bimestral de Língua Portuguesa .
ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- Estimule seu filho (a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
- Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
- Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
- Peça a ele (a) que leia sozinho (a) os textos, as questões e as alternativas com atenção para responder com segurança.
- Oriente-o (a) que cada uma das questões possui apenas uma alternativa como resposta.
- Certifique-se que todas as questões da prova foram respondidas.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - As questões da prova de Língua Portuguesa têm como objetivo avaliar habilidades referentes à leitura e à produção de texto. Nesses campos, espera-se que os alunos tenham capacidade de
- Reconhecer informação explícita de um fato noticiado, a partir do lead da notícia.
- Identificar o local e a data em que aconteceu o fato relatado em uma notícia.
- Identificar a posição/opinião de uma declaração de sujeitos, relacionado ao fato retratado em uma notícia.
- Identificar a finalidade de uma carta de leitor, a partir de sua compreensão global.
- Compreender, por meio de inferência, informação pressuposta ou subentendida em uma HQ, tendo como critério a análise dos recursos gráfico-visuais.
- Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos).
- Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso da vírgula em enumerações e na separação de vocativo e aposto.
- Grafar corretamente palavras com correspondências regulares morfológico-gramaticais – U/L de verbos, AM e ÃO.
Dia 25/09 – sexta-feira
Matemática
Hoje o dia será dedicado a realização da Avaliação bimestral de Matemática .
ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE
MATEMÁTICA
Estimule seu filho (a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
Caso necessite de ajuda, explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por ele (a) as questões propostas.
Dê orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados.
Oriente-o (a) para que leia pausadamente e com atenção o enunciado.
Informe que, para encontrar a resposta, ele (a) pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar diversas estratégias de cálculo.
Oriente-o (a) para não apagar os registros produzidos.
O gabarito deve ser preenchido apenas no final da prova.
Certifique-se que todas as questões da prova foram respondidas.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Na Matemática, espera-se que os alunos tenham a capacidade de:
- Resolver problema, compreendendo o significado de multiplicação comparativa das operações do campo multiplicativo.
- Resolver problema, compreendendo o significado de configuração retangular das operações do campo multiplicativo.
- Calcular o resultado de multiplicações com números naturais, pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
- Resolver problema envolvendo números racionais e o significado de parte-todo.
- Ler números racionais de uso frequente (meios e terças-partes) na representação fracionaria.
- Identificar figuras poligonais e circulares nas superfícies planas de figuras tridimensionais.
- Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados e número de ângulos.
- Resolver problema utilizando o sistema monetário brasileiro.
obrigado
ResponderExcluir