Rotina da semana de 28/09 até 02/10.

Rotina da semana de 28/09 até 02/10.

Dia 28/09 – segunda-feira

Matemática

Livro didático (Vem Voar)

                Ângulo de um quarto de volta.
        • Páginas 128 e 129.

                   Mais divisões.
        • Páginas 178 e 179.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) Habilidade trabalhada(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria. (EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. (EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ou arredondamento), cálculo mental e algoritmos. 

Português

Ler e escrever

 Projeto didático: Jornal - Atividade 2C – Analisando o contexto de produção de notícias (págs. 142 e 143).

 Atenção: Leia a notícia a seguir para realizar a atividade solicitada.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.

 Dia 29/09 - terça-feira

 Português

Ler e escrever

 Sequência de Pontuação - Atividade 4 –  Discutindo sobre o uso da pontuação (págs. 137 e 138)

 Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (EF04LP05A) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos). (EF04LP05B) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso da vírgula em enumerações e na separação de vocativo e aposto.

 Matemática

EMAI

  • EMAI – Atividade 20.1 Análise de um gráfico de linhas (págs.26 e 27).
Atenção: Na página 27 questão H tivemos um erro de digitação. Nos lugares onde aparece o ano de 2019 deve-se colocar 2012.
  • EMAI – Atividade 20.2 Análise do preço de alguns produtos (pág.28).
  • EMAI – Atividade 20.3 Observação de preços relação entre os preços da cesta básica (págs.29 e 30).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

 Dia 30/09 - quarta-feira

 Ciências Humanas e da Natureza 

Atividade no caderno.

            As notícias chegam rápido.
      • Leitura e interpretação do texto.





            Transportes no Brasil hoje em dia.
      • Leitura e interpretação do texto.
  





Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos da sociedade. (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil. (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

Dia 01/10 - quinta-feira

Português

Ler e escrever

 Sequência didática – Lendo e escrevendo cartas de reclamação - Atividade 3 – Leitura compartilhada de cartas de reclamação (pág. 168).

Atenção: Leia as cartas de reclamação a seguir para realizar a atividade solicitada.


Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - (EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero. (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

Matemática 

EMAI

  • EMAI – Atividade 20.4 Análise de tabela e gráfico com temperaturas (págs.31 e 32).
Atenção: Na página 33 exercício 1 as alternativas estão erradas. Favor realizar a conta e registrar o valor correto.
  • EMAI – Atividade 20.5 Avaliação das aprendizagens da sequência (págs.33 e 34).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. (EF04MA24) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do cotidiano e de outros contextos, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, se possível, planilhas eletrônicas.

 Dia 02/10 – sexta-feira

Português 

Ler e escrever

Projeto didático: Jornal - Atividade 2D – Recuperando o contexto de produção de notícias (pág. 143).

Atenção: Acesse os links abaixo para explorar um jornal e uma revista digital.

Revista :https://istoe.com.br/edicao/2645/

Jornal: http://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49103&anchor=6409270&origem=busca&originURL=

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. (EF15LP04) Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais. (EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio, etc.), entre outros elementos. (EF15LP2B) Confirmar (ou não) antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura do gênero textual.(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

Matemática 

Livro didático (Vem Voar)

            Comunicando dados. 
      • Páginas 180 e 181. 
            Compra, venda ou troca.
      • Páginas 182 e 183

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise(EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ou arredondamento), cálculo mental e algoritmos. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

 









Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rotina da semana de 17/08 até 21/08.

Rotina da semana de 18/05 até 22/05.

Correção das atividades da semana de 13/07 até 17/07.