Rotina da semana de 05/10 até 09/10.

                         Rotina da semana de  05/10 até 09/10.

Dia 05/10 – segunda-feira

Matemática 

EMAI

Atenção: Assista a vídeo aula antes de realizar as atividades.

https://www.youtube.com/watch?v=hZSMkw_Oh2o

  • EMAI – Atividade 21.1 Multiplicações de números naturais por decomposição (págs.37 e 38). 
  • EMAI – Atividade 21.2 Multiplicações de números naturais por algoritmos de decomposição (pág.39 e 40).
  • EMAI – Atividade 21.3 Procedimentos de multiplicação (pág.41).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 Português

Ler e escrever

Projeto didático: Jornal - Atividade 2E – As partes que compõem uma notícia – Visão geral (pág. 144).

Atenção: Leia as duas notícias a seguir para realizar a atividade.






Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. (EF15LP04) Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais. (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, postos, entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/ assunto comentado. (EF04LP115A) Ler e compreender, notícias, cartas de leitor, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 Dia 06/10 - terça-feira

Português

Ler e escrever

 Atividades habituais - Atividade 1 – Leitura compartilhada de crônica.








Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.(EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação aos textos que vai ler (pressuposições antecipadoras do sentido), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra, entre outros elementos. (EF15LP02B) Confirmar (ou não) antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura do gênero textual. (EF15LP03) Localizar informações explicitas em textos de diferentes gêneros textuais.

 Matemática

Livro didático (Vem Voar)

         Diferentes maneiras de multiplicar.

·         Páginas 30, 31, 32 e 33.

Cálculo mental.

·         Páginas 204 e 205

 

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. (EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por múltiplos de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo. (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos

 Dia 07/10 - quarta-feira

Ciências Humanas e da Natureza

Atividade no caderno.

Atenção: Copie e responda as questões em seu caderno de CHN.

            Trilhas e caminhos de antigamente. 

      •  Leitura e interpretação do texto.




Dos caminhos aos trilhos.

      • Leitura e interpretação do texto.


As migrações e a ocupação do território

      • Leitura e interpretação do texto.




Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil. (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. (EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

 Dia 08/10 - quinta-feira

Português

Ler e escrever

Sequência didática – Etapa 4- Produção de uma carta de reclamação - Atividade 4A – Escrita da carta de reclamação (pág. 168).

Atenção: Construiremos uma lista de temas durante a aula online para que a atividade possa ser realizada. 

Obs.: A lista de temas construída na aula online será enviada no grupo do WhatsApp da turma juntamente com o e-mail da professora no qual a carta de reclamação criada pelo aluno deverá ser enviada.

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP11A) Planejar e produzir, com autonomia, cartas de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública, considerando seus elementos constituintes: problema, opinião e argumentos, de acordo com a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero. (EF35LP15) Argumentar em defesa de pontos de vista sobre temas polêmicos relacionados a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, na produção escrita de cartas de reclamação, resenhas, entre outros textos do campo da vida pública.

Matemática

EMAI

Vídeo

  • EMAI – Atividade 21.4 Divisão de números naturais por decomposição (págs.42 e 43). 
  • EMAI – Atividade 21.5 Estimativa e cálculo mental (pág.44).
Atenção: Assista a vídeo aula antes de realizar a atividade.

  • EMAI – Atividade 21.6 Divisões que resultam em restos iguais (págs.45 e 46).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades. (EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural, completando sequências numéricas pela observação de uma dada regra de formação dessa sequência.

Dia 09/10 – sexta-feira

Português 

Ler e escrever

Projeto didático: Jornal - Atividade 3A – Notícia – Contexto de produção: marcas no texto e no título – Parte 1 (págs. 145 e 146).

Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP115A) Ler e compreender, notícias, cartas de leitor, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero. (EF35LP16B) Identificar e manter a estrutura composicional e o estilo próprios de notícias, cartas de reclamação, resenhas entre outros textos do campo da vida pública, inclusive em suas versões orais.

 Matemática 

Livro didático (Vem Voar)

     Divisão: Divisor de 2 algarismos.

      • Páginas 196 e 197.
Cálculo mental. 
      • Páginas 146 e 147.

     

 Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo. EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos. (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.

 

 

 

                        

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rotina da semana de 17/08 até 21/08.

Rotina da semana de 18/05 até 22/05.

Correção das atividades da semana de 13/07 até 17/07.