Rotina da semana de 19/10 até 23/10.
Rotina da semana de 19/10 até 23/10.
Dia 19/10 – segunda-feira
EMAI
- EMAI – Atividade 22.1 Divisão entre números naturais (pág. 47).
Livro didático (Vem Voar)
Cálculo mental.
- Páginas 222 e 223.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. (EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.
Português
Ler e escrever
Projeto didático: Jornal - Atividade 3A – Notícia – Contexto de produção: marcas no texto e no título – Parte 2 (págs. 146 e 147).
Atenção: Para realizar as atividades será necessário realizar a leitura das duas notícias a seguir.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP115A) Ler e compreender, notícias, cartas de leitor, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero. (EF35LP16B) Identificar e manter a estrutura composicional e o estilo próprios de notícias, cartas de reclamação, resenhas entre outros textos do campo da vida pública, inclusive em suas versões orais.
Dia 20/10 - terça-feira
Português
Ler e escrever
Projeto didático: Jornal - Atividade 3A – Notícia – Contexto de produção: marcas no texto e no título – Parte 3 (págs. 148 e 149).
Atenção: Antes de realizar a atividade realize novamente a leitura da notícia a seguir.
Matemática
EMAI
Atenção: Antes de realizar a atividade assista ao vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=S1W5OwmJ0ms
- EMAI – Atividade 22.2 Medida de figuras na malha quadriculada (pág.48).
- EMAI – Atividade 22.3 Perímetro de figuras planas (pág.49).
- EMAI – Atividade 22.4 Cálculo das medidas do contorno das figuras (pág.50).
- EMAI – Atividade 22.5 Cálculo de perímetro (pág.51).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos
(incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida
padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos. (EF04MA21) Medir,
comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada,
pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que
duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Ciências Humanas e da Natureza
Atividade no caderno.
Atenção : Copie e responda as questões em seu caderno de CHN.
A colonização interior a dentro.
·
Leitura
e interpretação do texto.
Um passado rural.
· Leitura e interpretação do texto.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. (EF04GE16*) Reconhecer e analisar as características do processo de industrialização, discutindo os impactos econômicos, sociais, culturais e ambientais dos processos produtivos (laranja, cana-de-açúcar, soja entre outros) no Estado de São Paulo e em diferentes regiões do Brasil. (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. (EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Dia 22/10 - quinta-feira
Português
Ler e escrever
Atenção: Assista ao vídeo antes de realizar a atividade. Analise a carta de reclamação abaixo para responder a atividade.
https://www.youtube.com/watch?v=AwrCTJ35xWc&t=9s
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP11B) Revisar e editar cartas de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.
Matemática
EMAI
· EMAI – 22.6 Movimentação com instruções (págs.52 e 53).
Livro didático (Vem Voar)· Páginas 214 e 215.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido. (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.
Dia 23/10 – sexta-feira
Português
Ler e escrever
Projeto didático: Jornal - Atividade 3B – As declarações
e os efeitos que provocam no leitor (págs. 149, 150 e 151).
Atenção: Inicialmente você deverá ler somente o título da notícia para responder a questão de número 1, após a questão ser respondida você deverá ler a notícia completa para continuar a atividade.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF35LP16B)
Identificar e manter a estrutura composicional e o estilo próprios de notícias,
cartas de reclamação, resenhas entre outros textos do campo da vida pública,
inclusive em suas versões orais.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de
leitor, comentários, postos, entre outros textos do campo da vida pública,
fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/ assunto
comentado. (EF04LP115A) Ler e compreender, notícias, cartas de leitor, entre
outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o
tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero. (EF04LP15B)
Distinguir fatos de opiniões/sugestões na leitura de diferentes textos do campo
da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...). (EF15LP02A)
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras
dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições do gênero textual,
o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados
da obra (índice, prefácio, etc.), entre outros elementos.(EF15LP2B) Confirmar
(ou não) antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura do
gênero textual.
EMAI
· EMAI – 23.1 Frações – identificação da quarta parte (pág.54).
· EMAI – 23.2 Frações – parte/todo (pág.55).
·
EMAI – 23.3 Separação de objetos em partes
iguais (pág.56).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA09A)
Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100)
na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma
unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (EF04MA09B) Ler números
racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal.
Comentários
Postar um comentário