Rotina da semana de 09/11 até 13/11.
Rotina da semana de 09/11 até 13/11.
Dia 09/11 – segunda-feiraPortuguês
Ler e escrever
Projeto didático: Jornal – Etapa 4 – A notícia em debate - Atividade 4A – Leitura compartilhada de uma notícia (pág.155).
Atenção: Leia a notícia a seguir depois copie e responda as questões em seu caderno de português.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada(EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos. (EF15LP02B) Confirmar (ou não) antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura do gênero textual. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).
Matemática
EMAI
- EMAI – Atividade 26.1 Metro quadrado (pág.74).
- EMAI – Atividade 26.2 Perímetro e área de figuras poligonais (págs. 75 e 76).
- EMAI – Atividade 26.3 Perímetro e área de alguns retângulos (pág.77).
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Dia 10/11 - terça-feira
Português
Aprender Sempre (volume3).
- Aula 3 – Seleção de textos jornalísticos que gostariam de ler.
Atenção: Falaremos do assunto na aula online. Leia a notícia selecionada e assista aos vídeos para realizar a atividade.
https://www.youtube.com/watch?v=5Y0GM9smEYA
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
Matemática
Aprender Sempre (volume3).
- Aula 3 – O tempo para realizar tarefas escolares e atividades físicas.
- Aula 4 – Importância de identificar valores de cédulas e moedas.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. (EF04MA22) Ler, reconhecer e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração, realizando conversões simples e resolvendo problemas utilizando unidades de tempo. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
Dia 11/11 - quarta-feira
Ciências Humanas e da Natureza
Atividade no caderno.
Povos das Américas e da África
· Leitura e interpretação do texto.
O Brasil indígena
·
Leitura
e interpretação do texto.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Dia 12/11 - quinta-feira
Português
Ler e escrever
Sequência didática: Lendo e produzindo texto de divulgação científica – Etapa 2- Textos de divulgação científica - Atividade 2A – Levantamento de conhecimentos prévios sobre doença transmitida por mosquito – A dengue (pág. 179).
Atenção: Leia o folheto que aparece na atividade e observe se as respostas obtidas em sua pesquisa estão de acordo com as informações do folheto. Depois responda as perguntas abaixo em seu caderno de português.
Atividade 2B - Levantamento de conhecimentos prévios sobre o texto de divulgação científica – Roda de conversa e leitura compartilhada (págs. 180 e 181).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF15LP10) Escutar
com atenção, falas de professores(as) e colegas, formulando perguntas pertinentes
ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. (EF15LP11)
Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os
turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento
adequadas, de acordo com a situação comunicativa e o papel social do interlocutor.
(EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida
social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola)
e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação
comunicativa. (EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai
ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos
prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte
e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice,
prefácio etc.), entre outros elementos.
Matemática
EMAI
- EMAI – Atividade 26.4 Figura plana não poligonal (pág.78).
- EMAI – Atividade 26.5 Perímetro e área da planta de uma cozinha (pág. 79).
- EMAI – Atividade 26.6 Localização em uma mapa (págs. 80 e 81)
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos. (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área. (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido. (EF04MA16B) Descrever, interpretar e representar a posição ou a movimentação, deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.
Dia 13/11 – sexta-feira
Português
Ler e escrever
Projeto didático: Jornal - Atividade 4B – Leitura de uma mesma notícia em diferentes veículos (pág. 155).
Atenção: Para realizar a atividade leia a notícia a seguir e depois acesse o link para acessar uma outra notícia sobre o mesmo assunto. Como discutido na aula online de ontem após a leitura das notícias elabore um pequeno texto dando sua opinião sobre o fato noticiado, você pode utilizar em seu texto o comentários de outros amigos. A atividade deve ser realizada no caderno de português.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/04/explosao-em-beirute.ghtml
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts.
Matemática
EMAI
- EMAI – Atividade 27.1 Comparação de valores (pág.82).
- EMAI – Atividade 27.2 Leitura de frações e representação decimal (pág. 83).
- EMAI – Atividade 27.3 Leitura de números escritos na forma fracionária e na forma decimal (pág. 84)
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA25) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento,
utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente
e responsável. (EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na
representação fracionária e decimal. (EF04MA09A) Reconhecer as frações
unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação
fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade,
utilizando a reta numérica como recurso.
Comentários
Postar um comentário