Rotina da semana de 23/11 até 27/11.
Rotina da semana de 23/11 até 27/11.
Dia 23/11 – segunda-feira
Ler e escrever
Projeto didático: Jornal - Atividade 5B – Análise de
carta de leitor (págs. 157 e 158).
Atenção: Leia as cartas do leitor abaixo para realizar a atividade.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...). (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.
Matemática
EMAI
- EMAI – Atividade 28.3 Igualdade (pág.91).
- EMAI – Atividade 28.4 Tabela e gráfico de setores (págs. 92 e 93).
- EMAI – Atividade 28.5 Teste (págs. 94 e 95).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio
de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece
quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos. (EF04MA27)
Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada
e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas
do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
Dia 24/11 - terça-feira
Português
Aprender Sempre (volume3).
Aula 4 – Roda de jornal – Compartilhamento de impressões/ informações sobre os textos lidos (pág.8).
Atenção: Assista ao vídeo e leia o texto. A notícia será discutida na aula online e você poderá dar sua opinião sobre o assunto e ouvir a opinião dos seus amigos. Para finalizar a atividade você deverá escrever em seu caderno de português um relato pessoal contendo sua opinião sobre a notícia "Explorador quer construir a maior estação subaquática do mundo".
https://www.youtube.com/watch?v=sPPmMXTRE_g&t
Aulas 5 e 6 –
Leitura colaborativa de uma reportagem (págs.9, 10 e 11).
Atenção: Assista aos vídeos para realizar a atividade.
https://www.youtube.com/watch?v=6NBwn5FHZho
https://www.youtube.com/watch?v=XxPBpqlmj_c&t
Atividade: Após acompanhar a leitura da notícia você deverá escrever em seu caderno de português um breve relato sobre como está sendo seu dia-dia durante a quarentena.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Matemática
Aprender Sempre (volume3).
Atenção: Assista aos vídeos para realizar as atividades.
- Aula 5 – Pirâmides (pág.8). https://www.youtube.com/watch?v=tjcBaQJYzSI
- Aula 6 – Características de pirâmides (págs.9 e 10). https://www.youtube.com/watch?v=UKxixKVLo4s
- Aula 7 – Frutas do pomar (págs.10 e 11). https://www.youtube.com/watch?v=VkwTLkdD2Vo
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, identificando regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides. (EF04MA17B) Identificar as regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides. (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Dia 25/11 - quarta-feira
Provão – Português – Matemática – Ciências Humanas e da Natureza
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) habilidades trabalhadas:
Português
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Matemática
(EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.(EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal.
(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.
(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
(EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
(EF04MA01B) Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita comparação e ordenação no contexto diário.
(EF04MA07) Resolver e elaborar situações-problema de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo aproximado (estimativa e/ou arredondamento), cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Ciências Humanas e da
Natureza
(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação
da sociedade brasileira.
(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
(EF04HI14*) Analisar as diferentes correntes migratórias (nacionais e internacionais) que ajudaram a formar a sociedade no estado de São Paulo.
(EF04GE12*) Identificar as características do processo migratório no lugar de vivência e no Estado de São Paulo e discutir as implicações decorrentes.
Dia 26/11 - quinta-feira
Português
Ler e escrever
Sequência didática: Mudança de foco narrativo, tempo e lugar – Etapa 3- Escrita coletiva -mudança de foco narrativo - Atividade 3 – Escrita coletiva de um conto , com mudança de foco narrativo – Parte 1 (págs. 200 e 201).
Atenção: Falaremos do conteúdo na aula online. O texto abaixo será utilizado para realizar a atividade.
Para conhecimento dos pais (somente para leitura) – Habilidade trabalhada (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto (EF35LP22) Reconhecer o uso de diálogos em textos do campo artístico-literário (contos, crônicas, fábulas), observando os efeitos de sentido de verbos de dizer (disse, falou, perguntou) e de variedades linguísticas no discurso direto (fala dos personagens). (EF35LP30) Diferenciar os efeitos de sentido decorrentes do uso de discurso direto e indireto e de diferentes verbos de dizer, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário (contos, fábulas, crônicas, entre outros). (EF35LP29B) Diferenciar narrativas em primeira e terceira pessoas e seus efeitos de sentido. (EF04LP06) Identificar e fazer uso da concordância verbal entre substantivo ou pronome pessoal e verbo, na leitura e na escrita de textos de diferentes gêneros.
Matemática
EMAI
- EMAI – Atividade 29.1 Situações-problema do campo aditivo (pág.99).
- EMAI – Atividade 29.2 Operações para se obter um segundo número (pág. 100).
- EMAI – Atividade 29.3 Situações-problema do campo aditivo, (pág. 101).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) – Habilidade trabalhada (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições
e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais,
para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. (EF04MA04B) Utilizar as
relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para
ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.(EF04MA06B) Resolver e elaborar
situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação:
combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo
por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA03) Resolver e elaborar
situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando
estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer
estimativas e/ou arredondamento do resultado. (EF04MA13) Reconhecer, por meio
de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações
inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de
divisão, para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de
verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora.
Dia 27/11 – sexta-feira
Português
Ler e escrever
Projeto didático: Jornal – Etapa 5 – Análise de cartas de
leitor - Atividade 5C – Leitura de reportagem
relacionada à carta de leitor (págs.158
e 159).
Atenção: Leia a reportagem abaixo para realizar a atividade.
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04LP14) Identificar em notícias,
cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida
pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do
fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de
leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP15B)
Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do
campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).
Matemática
EMAI
Atenção: No exercício 1 F e G da página 105 o sinal de adição deve ser substituído pelo de divisão.
- EMAI – Atividade 29.4 situações-problema do Campo Aditivo e do Campo Multiplicativo (pág. 102).
- EMAI – Atividade 29.5 Estratégias de cálculo (págs.103 e 104).
- EMAI – Atividade 29.6 Relações inversas entre as operações de adição e subtração, de multiplicação e de divisão (pág. 105).
Para conhecimento dos pais (somente
para leitura) - Habilidade trabalhada (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições
e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais,
para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. (EF04MA04B) Utilizar as
relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para
ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. (EF04MA06B) Resolver e
elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação:
combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo
por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA03) Resolver e elaborar
situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração,
utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de
fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
Comentários
Postar um comentário